CURIOSIDADE: Como surgiu o apelido “absurdo” da Copa do Nordeste?

Reconhecida também como Lampions League, a competição reúne os melhores times do Nordeste brasileiro. Ao longo dos anos, o torneio passou por algumas variações em seu formato, mas a edição deste ano contou com a participação de 16 clubes distribuídos em 2 grupos.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançaram para as quartas de final, disputadas em jogos eliminatórios únicos, culminando na grande final. Já se indagou sobre a origem curiosa do apelido “Lampions League”?

A alcunha faz uma clara referência à UEFA Champions League, o renomado torneio continental de clubes que coloca as principais equipes da Europa em intensa competição. O apelido ganhou destaque devido à notável semelhança entre o troféu da Champions League e o da Copa do Nordeste.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Semelhanças e origem

Ambos os modelos apresentam alças que se assemelham a grandes orelhas, sendo a taça da Champions informalmente chamada de “Orelhuda”.

Além disso, o nome também faz alusão ao lendário Lampião, designação atribuída a Virgulino Ferreira da Silva, figura emblemática do cangaço nordestino, que até hoje é objeto de debates e estudos.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conduziu, o sorteio que definiu a composição dos dois grupos da Copa do Nordeste de 2024. O evento ocorreu no teatro do Sesc Cajuína, em Teresina. O início da competição está agendado para o dia 4 de fevereiro, com a decisão, composta por dois jogos, prevista para o mês de junho.

Grupo A: Sport, Ceará, CRB, Vitória, Botafogo-PB, América-RN, River-PI e Maranhão.

Grupo B: Fortaleza, Bahia, Náutico, ABC, Juazeirense, Altos, Treze e Itabaiana.