VEJA como surgiram os ESTÁDIOS de LEÃO, NÁUTICO e SANTA CRUZ

Com registros históricos, incluindo informações do Blog do Roberto, o Blog do Cosme Rimoli, e o Santa Cruz, a História e a Glória, podemos traçar os primeiros estádios dos grandes clubes pernambucanos na era amadora.

Em ordem cronológica de abertura, temos Náutico, Sport, América e Santa Cruz. Mesmo o Íbis teve seu campo, cujo local hoje abriga o Hospital Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, embora não haja registros.

Em 1917, a FPF, arrendou um terreno nos Aflitos para a construção de um campo de futebol. O objetivo era utilizar o local nos jogos oficiais do campeonato estadual de futebol, que havia começado dois anos antes. No entanto, apenas um ano após a inauguração do campo, a Liga desistiu do terreno e o Náutico assumiu o arrendamento do campo murado, cercado por árvores .

Pouco tempo depois, o Alvirrubro compraria toda a área, hoje ocupada pelo estádio Eládio Barros Carvalho e pela sede tombada. A construção das arquibancadas dos Aflitos, como as conhecemos hoje, começou na década de 1930.

E o Leão?

Antes da Ilha do Retiro, o Sport possuía outro estádio, o primeiro com esse status no Recife, onde realizou 235 partidas. Entre 1918 e 1937, o Campo da Avenida Malaquias, localizado na esquina com a Avenida Rosa e Silva, foi a principal praça esportiva da cidade, com capacidade para até oito mil espectadores, graças à sua estrutura de 75 metros de comprimento por 40 metros de largura, trazida de navio para a capital pernambucana.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

A arquibancada de madeira e ferro foi adquirida para esse fim. . Na Malaquias, a Seleção Brasileira jogou cinco vezes, sofrendo uma derrota para o Santa Cruz. O Leão conquistou seu primeiro tricampeonato em 1925, na Malaquias.

O Santa Cruz vagou por vários locais na cidade até se estabelecer no Arruda, em 1943. Antes existia o Campo de Afogados localizado na Rua São Miguel, ao lado da antiga sede social do clube. Em sua inauguração, em 8 de dezembro de 1928, o Tricolor realizou um torneio com equipes suburbano, em Afogados, o clube chegou a disputar um Clássico das Multidões.

Recuando ainda mais no tempo, é importante destacar que o primeiro jogo de futebol na cidade foi entre Sport e English Eleven, em 1905, no Campo do Derby.