Sport tinha retrospecto ótimo na Série B, porém foi quebrado

O técnico do Sport, Enderson Moreira, costumava ser comedido ao comemorar a vantagem do clube em terminar o turno da Série B do Campeonato Brasileiro no G4. A história, no entanto, mostrou que o comandante poderia ficar um pouco mais otimista.

Primeiramente, porque, levando em consideração o sistema de pontos corridos do torneio, adotado em 2006, 72% das equipes que encerraram a metade inicial na zona de acesso comemoraram a subida de divisão ao término da temporada. Em segundo lugar, e ainda melhor para os rubro-negros: sempre que o Leão esteve nessa situação, o sucesso foi garantido.

De 2006 para cá, o Sport conquistou quatro acessos. Em três deles, o Leão estava no G4 após a 19ª rodada. O primeiro caso ocorreu justamente no ano de abertura do formato. Naquela ocasião, a equipe fechou a primeira metade em terceiro, com 30 pontos. No final da temporada, celebrou o acesso ao encerrar com 64 pontos, na segunda posição.

Campanhas anteriores

Em 2013, o Sport era o quarto colocado, com 31 pontos, no final do primeiro turno. Após a disputa do segundo, subiu um degrau, ocupando o terceiro lugar, com 63 pontos. O caso mais recente foi em 2019, repetindo posição e pontuação de seis anos antes. Quando o campeonato foi finalizado, os rubro-negros estavam em segundo lugar, com 68 pontos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Em 2011, o Sport também subiu de divisão, mas não estava no G4 após o primeiro turno. O clube ocupava o quinto lugar, com 29 pontos. A reação veio na metade decisiva, comemorando a subida de divisão ao terminar em quarto lugar, com 61 pontos.

Segundo o site “Chances de Gol”, o Sport tinha 78,7% de probabilidade de subir de divisão e 27,3% de chances de faturar o título. A estatística apontava que o clube que somasse 68 pontos ao término da Série B teria 95% de chances de ficar no G4. O Leão estava em terceiro lugar, com 35 pontos, tendo feito seu melhor início de turno na história dos pontos corridos da Segundona.

No entanto, em 2023, o Sport fez uma campanha no returno muito negativa. Realizou a 7ª melhor campanha do 2° turno, com 49% de aproveitamento, viu equipes como o Atlético-GO ultrapassar e terminou fora do G-4. Terminando em 7° lugar com 63 pontos, já sem chances na última rodada.