SPORT RECIFE tem seu caminho trilhado e torcida enlouquece

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conduziu, na noite desta quinta-feira, o sorteio que definiu a composição dos dois grupos da Copa do Nordeste de 2024. O evento ocorreu no teatro do Sesc Cajuína, em Teresina. O início da competição está agendado para o dia 4 de fevereiro, com a decisão, composta por dois jogos, prevista para o mês de junho.

O Sport caiu no grupo do atual campeão da competição, o Ceará, seu atual carrasco na última final; e do Vitória da Bahia, atual campeão brasileiro da Copa do Brasil. A torcida ficou em extase por perceber a chance de se redimir dos traumas de 2023.

Grupo A, do Sport Recife: Ceará; CRB; Vitória; Botafogo-PB; América-RN; River-PI e Maranhão.

Grupo B: Fortaleza; Bahia; Náutico; ABC; Juazeirense; Altos; Treze e Itabaiana.

Para o sorteio, os 16 clubes participantes foram divididos em quatro potes, cada um com quatro participantes. A posição de cada clube em cada pote foi determinada pelo ranking de clubes da CBF. Dois times de cada pote foram sorteados para integrar o Grupo A, e dois para o Grupo B.

O Torneio:

  • 1ª fase (fase de grupos): 16 clubes distribuídos em dois grupos de oito clubes cada, definidos por sorteio público;
  • 2ª fase (Quartas-de-final): oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada;
  • 3ª fase (Semifinal): quatro clubes, em dois grupos de dois clubes cada;
  • 4ª fase (Final): dois clubes em um grupo.

Na 1ª fase, os clubes do Grupo A enfrentarão os clubes do Grupo B em turno único. Ao término dessa fase, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançarão para a fase seguinte.

Datas das fases da Copa em 2024:

  • Fase de grupos: de 4 de fevereiro a 27 de março;
  • Quartas de final: 10 de abril;
  • Semifinal: 24 de abril;
  • Finais: 5 e 6 de junho.

O clube vencedor da Copa do Nordeste terá vaga garantida na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025. Se o campeão já tiver obtido essa vaga pela participação na Libertadores de 2025 ou por outro critério estabelecido no regulamento da Copa do Brasil, a vaga será transferida para o vice-campeão do torneio, e assim por diante.