Sport e Náutico lideraram seleção dos PIORES do BRASIL

Náutico e Sport colheram os frutos das péssimas campanhas no Campeonato Brasileiro de 2009, no qual o Leão foi o lanterna e o Timbu o vice-lanterna. No UOL, uma votação estava em andamento para escolher os piores jogadores do Brasileirão, e vários jogadores alvirrubros e rubro-negros figuravam na lista.

Na posição de goleiro, Eduardo, do Náutico, competia com Castillo, do Botafogo, e Bruno, do Atlético-MG. Na lateral-direita, Élder Granja, do Sport (agora no Vasco), disputava com Wagner Diniz, do Santos, Jancarlos, do Cruzeiro, e Eduardo Ratinho, do Santo André.

Granja, pelo visto, era o favorito, já que também concorria como o pior jogador entre todos, ao lado de Souza, do Corinthians, Carlinhos Paraíba, do Coritiba, Fábio Rochemback, do Grêmio, Luiz Alberto do Fluminense e Castillo, do Botafogo. Os outros jogadores dos clubes pernambucanos na disputa entre os piores eram Vágner e Acosta, pelo Náutico, e Sandro Goiano, pelo Sport.

O site Globoesporte.com também publicou o time com os 11 jogadores que tiveram as piores médias de notas no campeonato. De Pernambuco, apenas o zagueiro César, do Sport, estava escalado, com nota 4,69.

Ano do Leão

De participante da Copa Libertadores da América no primeiro semestre a rebaixado no Campeonato Brasileiro no segundo. Este foi o ano do Sport. O primeiro time a ser rebaixado à Série B na temporada de 2009, os pernambucanos lamentaram uma campanha desastrosa na segunda metade do ano, mesmo contando com um elenco que possuía jogadores conhecidos.

Campeão pernambucano e eliminado nas oitavas de final da Libertadores, ambos no primeiro semestre, o Sport apresentou uma campanha pífia no segundo. Em 35 partidas do Campeonato Brasileiro, a equipe pernambucana somou míseros 31 pontos.

Ao longo da trajetória na Série A, o Sport trocou de técnico em três oportunidades. Nelsinho Baptista, campeão da Copa do Brasil em 2008, dirigiu o time no início da competição. Após a saída do comandante, Emerson Leão e Péricles Chamusca, este último demitido, passaram pela Ilha do Retiro.