SPORT deixa seus rivais Náutico e Santa Cruz no chinelo em novo estudo

A pesquisa CNN/Itatiaia/Quest revelou um aumento no número de torcedores do Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco em comparação com o levantamento do ano anterior. Esses quatro clubes fazem parte do top-5 das maiores torcidas do país, que também inclui o Corinthians – este último apresentou uma queda no mesmo período.

A variação dos quatro times ficou dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 1,4 ponto percentual, com um nível de confiabilidade de 95%. O Flamengo continua mantendo a maior torcida do Brasil, subindo de 24% para 25%. O Palmeiras, classificado em terceiro lugar no ranking, aumentou de 9% para 10%.

Já o São Paulo teve um crescimento de 8% para 9%, enquanto o Vasco passou de 4% para 5%. O Corinthians, único entre os cinco clubes mais mencionados a apresentar uma redução, mantém a segunda maior torcida do país, segundo a pesquisa, mas caiu de 18% para 17%.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

E no NORDESTE?

No futebol nordestino, destacou-se o percentual dos times de Bahia e Sport, empatados com 2% dos torcedores entrevistados. Assim nota-se a longa margem que as equipes possuem comparada aos demais rivais, inclusive Náutico e Santa Cruz que sequer aparecem na listagem de até 2%.

A pesquisa entrevistou um total de 6.373 pessoas, incluindo 5.023 entrevistas detalhadas em 278 cidades diferentes. Além de torcedores brasileiros de times de futebol com 16 anos ou mais, o levantamento deste ano incluiu também crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos.

Flamengo: 25%
Corinthians: 17%
Palmeiras: 10%
São Paulo: 9%
Vasco: 5%
Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio: 4%
Internacional e Santos: 3%
Bahia, Botafogo e Sport: 2%