Quanto custou a compra do atacante ANDRÉ pelo SPORT?

Em 2017, o jogador foi adquirido junto ao Sporting, de Portugal, desembarcando no Recife em uma negociação que demandou R$ 10,2 milhões aos cofres do clube pernambucano. Em uma transação envolvendo o clube português e o Corinthians, o Sport comprou 70% dos direitos do jogador, que firmou um contrato de cinco anos.

“Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Sport Clube Corinthians Paulista e com o Sport Club do Recife para a transferência definitiva do jogador André Felipe para o Sport Club do Recife. A Sporting SAD alienou os 50% que detinha sobre os direitos econômicos do atleta por 1,2 milhão de euros (R$ 4,03 milhões). A Sporting SAD deseja a André Felipe as maiores felicidades pessoais e profissionais” – disse o Sporting em comunicado.

Os outros 20% foram pagos diretamente ao Corinthians, com os 70% ficando com o Sport Recife ainda assim. O presidente do Leão na época, Arnaldo Barros, ainda fez um comunicado nas redes.

História de respeito

André registrou seu primeiro gol no retorno ao Leão contra o River, pela Copa do Nordeste, marcando sua presença logo em sua reestreia. Em 28 de maio, protagonizou um hat-trick contra o Grêmio, desempenhando um papel decisivo na virada do Sport na Ilha do Retiro, durante a 3ª rodada do Brasileirão.

Na última rodada, diante do já campeão brasileiro, Corinthians, André marcou um gol salvador que garantiu a permanência do Sport na série A, evitando o rebaixamento. Ao término da competição, ele se consagrou como o maior artilheiro do Sport em uma única edição do Campeonato Brasileiro, totalizando 16 gols.

Apesar de um primeiro turno promissor, com a equipe encerrando no G6, o Leão enfrentou dificuldades no segundo turno, chegando a lutar para evitar o rebaixamento até a última rodada.

Naquela época, a transferência do Sporting acarretou em um dos maiores desafios financeiros para o Sport, cujas repercussões persistiram até a última temporada. Isso porque o Rubro-negro havia acertado a compra do atacante, mas não efetuou o pagamento, resultando em um processo movido pelo Sporting na Fifa.