GIL do VIGOR lançou a braba sobre o que vai fazer no SPORT

Em janeiro de 2023, o Sport anunciava Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, como Diretor de Diversidade do clube. Em 2021, após vivenciar um episódio traumático ao visitar a Ilha do Retiro, onde foi alvo de comentários homofóbicos proferidos por um conselheiro, Gil recebeu o convite do presidente Yuri Romão no ano passado para contribuir na missão de tornar o Rubro-negro um clube mais inclusivo.

Em uma entrevista à Folha de Pernambuco, o ex-BBB revelou que, inicialmente, considerou recusar o convite, mas acabou aceitando devido ao seu amor pelo Leão da Praça da Bandeira.

“O Sport sempre foi o meu time do coração. Fiquei muito animado e grato pela oportunidade, mas ao mesmo tempo tive um enorme receio de que as pessoas me ligassem novamente àquele caso de homofobia de 2021.”

“Eu não queria que me vissem apenas como uma vítima, mas sim como alguém que ama o time e que está disposto a usar sua vivência para trazer ideias que ajudem a torcida e o clube.”

Ilha plural

Segundo o economista, diversos projetos já estão alinhados com a diretoria, sendo um deles o ‘Ilha Plural’, que tem como objetivo promover a representatividade no Sport. Reiterando que muitos indivíduos evitam ir a arenas e estádios por receio de enfrentar repressão devido à sua orientação sexual.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

“Há muito tempo já vínhamos rascunhando alguns projetos a favor da inclusão, como o Ilha Plural, que será uma forma de promover a representatividade no clube. Estamos pensando também em trazer torcidas LGBTQIAP+ para os estádios. Sabemos que a mudança é gradual, mas confio no potencial dos projetos e no que estamos construindo.”

Em seu papel no clube pernambucano, Gil liderará os esforços na luta contra a LGBTfobia. No entanto, ele também buscará contribuir no combate a outros tipos de preconceitos.
“A diretoria tem outros braços focados em outras questões de diversidade, como a das mulheres e dos PCDs, por exemplo, em que eu também estarei incluído para ouvir e aprender mais sobre essas causas que também são extremamente importantes.”