Copa do Nordeste foi ampliada e beneficiou o Santa Cruz

A Copa do Nordeste de 2022, a última sob a obrigação de organização da CBF por meio de uma medida judicial, teve quase o dobro de times participantes em comparação com as sete últimas edições anteriores, passando de 20 para 36 clubes.

Destes, 24 entraram na competição na fase classificatória, que também será expandida de uma para três etapas de mata-mata.

Essa mudança beneficiará clubes tradicionais como Santa Cruz (campeão em 2016), América-RN (campeão em 1998) e Treze, que inicialmente estariam excluídos da próxima edição do Nordestão. A fase de grupos, que se tornará a quarta etapa do Regional, permanecerá inalterada, com todas as equipes previamente classificadas mantendo suas vagas.

Novas regras

Segundo o novo regulamento, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe ganharão mais dois representantes cada. Já Ceará, Pernambuco e Bahia, por serem as federações mais bem ranqueadas na CBF, terão direito a mais três clubes cada.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Na nova fase de classificação, cada federação indicará o vice-campeão estadual atual e o time melhor posicionado em seu ranking da CBF. Ceará, Pernambuco e Bahia terão dois times via estadual.

Além disso, outras três vagas serão distribuídas para os clubes melhor ranqueados na CBF, independentemente do estado, e que ainda não conseguiram as vagas, totalizando assim 24 equipes na fase classificatória.