Novo começo: Xodó da torcida do Sport inicia ciclo bem longe do clube

A Ilha do Retiro, casa histórica do Sport, completa 87 anos. O Estádio Adelmar da Costa Carvalho faz parte da história de todo torcedor raiz do Leão. O templo sagrado foi inaugurado no dia 4 de julho de 1937. 

Em reforma desde o início do ano, o Sport manda seus jogos na Arena Pernambuco e comemora o aniversário de seu estádio à distância.

Situação atual da Ilha do Retiro 

Atualmente, o estádio segue em reforma e pode estar apto para o segundo turno da Série B, de acordo com o desejo do presidente do clube, Yuri Romão.

O novo projeto da Ilha do Retiro prevê qualidade no gramado, vestiários modernos, e até mesmo conhecimento facial na entrada do local. No entanto, a ideia principal é continuar com a essência do torcedor rubro-negro. 

Histórico da Ilha do Retiro, casa do Sport 

De acordo com informações do Sport, o terreno do estádio foi comprado em 1934, sob a liderança do tesoureiro Francisco Cribari, que chegou a vender algumas medalhas de conquistas para ajudar na compra do local. 

A inauguração aconteceu três anos depois, no dia 4 de julho, em vitória histórica em amistoso contra o Santa Cruz. O Leão venceu o maior rival por 6 x 5.  

A Ilha do Retiro foi palco de finais do Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e até mesmo do Campeonato Brasileiro.  

Sem contar com as muitas conquistas estaduais, o palco sagrado sediou jogos das três conquistas do Sport na Copa do Nordeste em 1994, 2000 e 2014, do título da Copa do Brasil em 2008, além da maior conquista da história do clube, o título do Campeonato Brasileiro de 1987. 

O estádio sediou o duelo entre Chile e Estados Unidos, na Copa do Mundo de 1950. Os chilenos venceram os americanos por 5 x 2.